Patrimônio
Registrado possível furto em peças do Centro Histórico
Peças dos monumentos As Três Meninas e Fonte das Nereidas desapareceram
O Centro Histórico de Pelotas terminou a semana com algumas peças ausentes. O chafariz das Três Meninas, monumento que marca o encontro do Calçadão da Andrade Neves com a rua Sete de Setembro, e a Fonte das Nereidas, peça singular da Praça Coronel Pedro Osório, estão sob a suspeita de furto de quatro peças que compõem a beleza dos pontos turísticos.
Junto das Três Meninas, quatro rostos de mulheres circulam a construção. Um deles foi retirado e, no local, somente restou um dos canos, que há muito não lançam água no chafariz. Na Praça Coronel Pedro Osório, cinco placas de ferro fundido foram retiradas. Elas dão acesso à rede de fios elétricos dos postes de luz do monumento. Somente duas estão armazenadas na Secretaria de Cultura (Secult) e as demais estão sob suspeita de furto. Segundo o secretário da pasta, Giorgio Ronna, os elementos são retirados quando a Secult é notificada, via Guarda Municipal ou Brigada Militar, da possibilidade de furto dos materiais.
Antes quatro, agora ficaram apenas três dos rostos das mulheres do Chafariz das Três Meninas
Sobre os monumentos, o secretário de Cultura lamentou. "É lastimável ter que lidar tanto com a depredação, intencional ou natural, tanto com o furto". O conjunto histórico pelotense foi declarado patrimônio nacional no último ano pelo Iphan, ato que foi decidido durante a 88ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural - o que inclui o chafariz e as fontes.
Em relação às peças desaparecidas, Ronna explica que, antes de confirmar o furto, uma averiguação nas demais secretarias será realizada. A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por exemplo, foi notificada e desconhecia o sumiço nessa sexta-feira. Já o Sanep, responsável pela manutenção da rede de água dos monumentos, informou que não solicitou a retirada das peças históricas para a manutenção do encanamento. A verificação nos prédios municipais será concluída na segunda-feira.
O Departamento de Patrimônio Material do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi notificado e instruiu a Secult que enviasse o caso à Superintendência do órgão em Porto Alegre. Investigações desse gênero são encaminhadas, posteriormente, à Polícia Federal. Quanto às punições, os acusados, quando encontrados, serão enquadrados nos crimes de furto e destruição e deterioração de patrimônio público.
Fontes francesas
Um dos principais pontos turísticos da cidade, a Fonte das Nereidas é uma das responsáveis por transformar a Praça Coronel Pedro Osório no lugar acolhedor aos moradores e turistas. Ela foi importada da França pela Companhia Hidráulica Pelotense, em 1873. O mesmo pedido foi responsável pela vinda do chafariz das Três Meninas, instalado em 1874, originalmente na Praça Domingos Rodrigues, na zona portuária. Os dois foram encomendados com uns dos fins visto para o abastecimento de água potável à população.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário